Sociologia Econômica na ANPOCS em 2013 – Duas oportunidades de Submissão

Posted on 15 de Abril de 2013 por

0


Prezados Colegas,

O prazo é 25 de abril! Não percam!

É com enorme prazer que anunciamos as chamadas para envio de trabalhos para as sessões aprovadas na ANPOCS tanto no Âmbito das Sessões Temáticas (STs) como no  Simpósio de Pesquisas Pós-Graduadas (SPGs).

(1) No âmbito dos STs, parabenizamos os professores membros de nossa rede Sandro Ruduit Garcia (UFRGS), Marcelo Sampaio Carneiro (UFMA) pela aprovação da ST 11, Empresas, mercados e sociedade. Vejam a seguir a sua descrição:

Ementa: Propõe-se  apresentar e discutir investigações sobre fenômenos socioeconômicos, destacando-se dois eixos temáticos: empresas (formas de organização e gestão, redes de colaboração, fundos de investimento, finanças, atividades de criação e inovação, internacionalização, governança e empreendedorismo); e mercados (construção, regulação, performatividade, consumo, crédito, dinheiro e moeda). Em ambos os eixos, são privilegiados estudos que focalizem possibilidades e impasses criados pela recente experiência de crescimento econômico do país. Sem prejuízo à diversidade de abordagens teórico-metodológicas e ao diálogo multidisciplinar, espera-se não apenas alcançar maior visibilidade e afirmação de uma profícua produção científica, mas também incentivar jovens pesquisadores a contribuir para o entendimento das transformações socioeconômicas no país e no mundo, na atual fase de desenvolvimento capitalista.

(2) No âmbito da SPGs, parabenizamos as professoras membros de nossa rede Elaine da Silveira Leite (UFPel), Marina De Souza Sartore  (UFG) pela aprovação do SPG 18, Sociologias: perspectivas sobre a economia, as finanças e as organizações .

Vejam a seguir a sua descrição:

O objetivo desse simpósio é promover a troca de conhecimentos entre jovens sociólogos que atuam na grande área da sociologia econômica, mas que também se abrem para a sociologia do campo financeiro e organizacional. A ideia é estimular um debate teórico e empírico que envolva as recentes mudanças e transformações do cenário econômico e organizacional, tais como as relações entre as crises financeiras e a administração das empresas, a regulamentação e a gestão da incerteza, a adoção de novas tecnologias e práticas de transparência que se combinam para (re)organizar as economias globais e nacionais. Essa riqueza de possibilidades analíticas abre caminhos para abordar as empresas, os bancos, os acionistas bem como seus produtos, discursos e normas. Por outro lado, a proposta visa abarcar estudos sobre temáticas econômicas que passaram a fazer parte do nosso cotidiano, por exemplo: economia verde, sustentabilidade, consumo consciente e finanças pessoais – estão nos noticiários, em boletins distribuídos por instituições públicas e privados. Enfim, serão bem-vindas propostas que reflitam acerca de aspectos teórico-empíricos envolvidos nos estudos econômicos e organizacionais.

Para este último, a prioridade é a apresentação de trabalho de alunos no âmbito da pós-graduação.

Solicitamos que circulem em vossas redes de contato esta oportunidade de colocarmos cada vez mais as discussões e avanços da sociologia econômica no âmbito da ANPOCS.

Para maiores informações, cliquem aqui.

Se houver mais alguma atividade relacionada a sociologia econômica na programação,  pedimos a gentileza de nos avisar!

Os editores.