Economia X Política – Li este Artigo

Posted on 15 de Abril de 2013 por

0


Prezados Colegas,

O pesquisador Thulio Cicero G. Pereira, membro de nossa rede, nos enviou a dica do artigo

Economics versus Politics: Pitfalls of Policy Advice. Daron Acemogluy & James A. Robinsonz. February 2013.Massachusetts Institute of Technology, Department of Economics / Harvard University, Department of Government.
A seguir, mensagem enviada por ele para nós sobre o artigo:
O artigo  é muito interessante.
A abordagem padrão para a formulação de políticas e recomendações de economia, implícita ou explicitamente, ignora a política e a economia política, e sustenta que, se possível, qualquer falha de mercado deve ser rapidamente removida. O artigo explica por que essa conclusão pode ser incorreta; ao ignorar a política, essa abordagem torna-se alheia aos impactos da remoção de falhas de mercado sobre os equilíbrios político futuro e a eficiência econômica, o que pode levar a resultados deletérios. Inicialmente traça um quadro simples para o estudo do impacto das atuais políticas econômicas sobre o equilíbrio político futuro e, indiretamente, sobre os futuros resultados econômicos. Em seguida, através de uma série de exemplos, ilustra os mecanismos através dos quais esses impactos podem operar. A mensagem principal é que a política econômica deve ser baseada em uma análise cuidadosa da economia política e deve levar em consideração a sua influência sobre o futuro do equilíbrio político.

Em determinado momento os autore analisam as mudanças no sistema financeiro dos EUA e sugere que boa parte dos atuais problemas políticos internos e externos daquele pais, são consequência do processo de desregulação do sistema no anos 80 e 90, que permitiu formar grandes conglomerados financeiros, que acumularam força econômica e política suficientes para influenciar de forma decisiva as eleições para o executivo e o legislativo e na composição das equipes e políticas de governo.

Vale a pena ler.
Para acessar o artigo, clique aqui.
Os editores agradecem ao Thulio pelo envio da dica e encorajam os outros colegas a compartilharem conosco as leituras que acreditam ser relevantes para a área que estuda e para a nossa rede.
Posted in: Li este artigo