Prezados Colegas, Anotem a data:
28 de fevereiro é o prazo máximo para submeter artigos para a apreciação à revista Mediações da Universidade Estadual de Londrina. O dossiê temático é Análise Quantitativa e Indicadores Sociais.
Vejam a seguir, a chamada para submissão de artigos completa.
Os editores agradecem à Ronaldo Baltar, membro de nossa rede e um dos organizadores do dossiê pelo envio da notícia.
Chamada de artigos – Revista Mediações
A Comissão Editorial de Mediações, Revista de Ciências Sociais, do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Universidade Estadual de Londrina, receberá artigos para o volume 18, número 1, correspondente ao primeiro semestre de 2013. Este número trará o dossiê temático:
Análise quantitativa e indicadores sociais
Na última década, a disseminação do uso de computadores, o uso mais freqüente de indicadores para formulação de políticas públicas e a disponibilidade crescente e abundante de dados institucionais, renovaram e ampliaram o alcance dos métodos quantitativos nas Ciências Sociais. Visando a discussão acerca dos avanços recentes nos métodos quantitativos e o uso de recursos de tecnologia da informação aplicado à pesquisa em Ciências Sociais, esse Dossiê se propõe a incentivar a discussão sobre: aplicação de modelos quantitativos e indicadores sociais para análise das diferenciações sociais; procedimentos estatísticos para análise multivariada; agentes e simulação social; análise de redes sociais; entre outros. Os estudos, preferencialmente, devem partir de abordagens que procurem discutir evidências empíricas, baseadas em análise de dados, de modo a possibilitar a reflexão sobre o potencial dos métodos quantitativos para os desafios propostos pelas Ciências Sociais.
Organizadores: Ronaldo Baltar e Claudia Siqueira Baltar.
Recebimento de contribuições até 28 de fevereiro de 2013.
Além do dossiê, Mediações publica trabalhos sobre temas diversos das Ciências Sociais na Seção Artigos, como também Resenhas de livros relevantes em Ciências Sociais.
NORMAS PARA COLABORAÇÃO
Mediações é uma publicação semestral do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, voltada para divulgação e o debate sobre temas relevantes das Ciências Sociais, mantendo uma linha interdisciplinar, com contribuições da Sociologia, da Antropologia e da Ciência Política, bem como de áreas afins.
Em cada número é publicado um dossiê temático, com prazos definidos para o envio das submissões, além de uma seção livre de artigos e uma de resenhas, ambas com fluxo contínuo.
Mediações publica textos inéditos em português e em espanhol. As submissões não deverão estar sendo avaliadas para publicação por outra revista, caso contrário, deve-se justificar em “Comentários ao Editor”.
A revista conta com uma Comissão Editorial formada por docentes das três áreas das Ciências Sociais, o que contribui para garantir a interdisciplinaridade.
Os trabalhos são avaliados pela Comissão Editorial, que faz a análise da pertinência das contribuições, segundo a sua adequação à política e às normas para publicação da revista. A análise de relevância e de mérito é de competência de pareceristas ad hoc, de diversas instituições nacionais e internacionais, que poderão aceitar, rejeitar ou aceitar com sugestões os artigos avaliados. Os nomes de autores/as e de pareceristas são mantidos em sigilo.
Os artigos, acompanhados de título resumo e palavras-chave (em português e em inglês), devem possuir um volume máximo de 40.000 caracteres (com espaços). O resumo, com o máximo de dez linhas, deverá definir com clareza o objeto da discussão. As palavras-chave deverão ser quatro, com vistas a identificar de forma clara o objeto de estudo, o tema ou a área de concentração do artigo.
As resenhas, de livros ou coletâneas publicados no Brasil nos últimos três anos ou no exterior nos últimos cinco anos, devem tanto apresentar as ideias centrais do(a)s autore(a)s, como as considerações críticas do(a) resenhista sobre o conteúdo do livro ou da coletânea. Devem conter no máximo 8.000 caracteres (com espaços).
A apresentação dos textos deverá ser em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, em espaço 1,5 e fonte de 12 pontos. As figuras e tabelas devem ser inseridas no texto, não no final do documento, como anexos. Notas de rodapé devem ser curtas e só serão publicadas se forem essenciais para a compreensão de ideias e conceitos-chave. As citações em língua estrangeira deverão ser traduzidas para o português.
Os textos devem seguir o sistema de referência ABNT. Citações ao longo do texto deverão obedecer ao padrão Autor(a) (data, p.). Exemplo:
De acordo com Fernandes (2001, p. 63), “A sociologia, como modo de explicação científica do comportamento social e das condições sociais de existência dos seres vivos, representa um produto recente do pensamento moderno.”
A citação direta ou textual com 40 palavras ou mais deve ser apresentada em parágrafo próprio, sem aspas duplas, iniciando com a linha avançada (equivalente a cinco toques) e terminando com a margem direita sem recuo.
Quando a citação for indireta, abordando conceitos ou ideias do(a) autor(a) em referência, mas redigido com palavras próprias do(a) autor(a) do artigo, o nome do(a) autor(a) de referência deverá constar dentro de parênteses. Exemplo:
A dissonância cultural é um dos condicionantes estruturais que reduz a capacidade totalizadora do Estado. Isto se reflete claramente nos conflitos que surgem da contradição que se estabelece entre os Estados Nacionais e a diversidade cultural das populações no mundo globalizado (MÉSZÁROS, 2002, p. 126).
Quando se trata de um(a) autor(a) citado(a) por outro(a) autor(a), deve-se utilizar a forma apud (citado por). Exemplo:
Para Sartre (1963 apud MÉSZÁROS, 2002).
Quando houver citação de depoimentos ou entrevistas ao longo do texto, devem estar em itálico. Falas com 40 ou mais palavras devem ser apresentadas em parágrafo próprio, sem aspas duplas, iniciando com a linha avançada (equivalente a cinco toques) e terminando com a margem direita sem recuo.
Referências Bibliográficas devem vir ao final do artigo com as obras citadas ao longo do texto, de acordo com as normas nos exemplos a seguir:
Livros: SKINNER, Quentin. As fundações do pensamento político moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
Capítulos de livros: FRASER, Nancy. Da redistribuição ao reconhecimento? Dilemas da justiça na era pós-socialista. In: SOUZA, Jessé (Org.). Democracia hoje: novos desafios para a teoria democrática contemporânea. Brasília: Ed. da UNB, 2001.
Artigos: ALEXANDER, Jeffrey C. Ação Coletiva, Cultura e Sociedade Civil: secularização, atualização, inversão, revisão e deslocamento do modelo clássico dos movimentos sociais. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 3, nº 37, São Paulo, jun/1998, p.5-31.
Resultados de pesquisas: CHAGURI, Mariana. Do Recife dos anos 20 ao Rio de Janeiro dos anos 30: José Lins do Rego, regionalismo e tradicionalismo. Dissertação de Mestrado, Sociologia, Universidade Estadual de Campinas, 2007.
Textos disponíveis na internet: CALDAS, Juarez. O fim da economia: o começo de tudo. Disponível em: <http:/www.caldasecon.com.br >. Acesso em: 23 abr. 2010
Referências a tradutores(as) e ao número das edições das obras são facultativas.
Direitos autorais dos textos publicados são reservados a Mediações e publicações posteriores dos mesmos serão permitidas, desde que citada a publicação original.
Os(as) autores(as) farão constar em arquivo à parte as seguintes informações: nome completo, vínculo institucional, titulação acadêmica, telefone, endereço postal e endereço eletrônico.
As submissões podem ser enviadas através do portal da Revista http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes ou pelo e-mail mediacoes@uel.br
MEDIAÇÕES – REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS
Departamento de Ciências Sociais/Centro de Letras e Ciências Humanas
Universidade Estadual de Londrina
Campus Universitário – Caixa Postal 6001 –
Londrina/PR – 86055-900
Brasil
Deixe uma Resposta