A Natureza Social das Finanças

Posted on 25 de Janeiro de 2012 por

0


No final do ano passado, a EDUSC publicou o livro:

A Natureza Social das Finanças – Fundos de Pensão, sindicalistas e recomposição das elites – Maria Aparecida Chaves Jardim (UNESP-Araraquara) (coletânea com textos de brasileiros e franceses – subárea: sociologia do trabalho,sociologia das finanças e elites).

Veja resumo retirado da página da editora a seguir:

Num campo temático marcado pelas posi­ções extremas, por petições de princípio e pela anatematização de discursos, de atores e até mesmo de ana­listas, nada como respirar o ar fresco das interpretações prenhes de riqueza interpretativa, abertas a múltiplos pontos de vista, e, sobretudo, movidas a indagações e instigadas por desvendar o que está em pro­cesso de constituição. Este é o partido do livro que o leitor tem nas mãos.
A natureza social das finan­ças aparece aqui esquadrinha­da sob perspectivas distintas, conquanto complementares. Claro que ela aparece apropriada com um primeiro sentido, aquele que lhe foi atribuído pelo debate, mais difundido, sobre as ca­racterísticas contemporâneas do capitalismo, a assim cha­mada “financeirização da eco­nomia”. E nada melhor para sublinhar a natureza social­mente construída das finan­ças que se colocar no olho do furacão, buscando decodificar aquele fenômeno que é a um só tempo criador e criatu­ra nas dinâmicas recentes do “novo capitalismo”, os fundos de pensão.

Para comprar o livro, clique aqui.

Posted in: Livros & Artigos