Nova Tese de Doutorado – Elaine da Silveira Leite

Posted on 26 de Dezembro de 2011 por

0


Prezados,

Elaine da Silveira Leite enviou-nos a notícia de sua defesa de doutorado  realizada no dia 25 de novembro de 2011 no departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos – SP.

Título: RECONVERSÃO DE HABITUS: O ADVENTO DO IDEÁRIO DE INVESTIMENTO NO BRASIL

Banca:

Edmilson Lopes Junior (UFRN), Ruy Gomes Braga Neto (USP), Igor José de RenóMachado (UFSCar) e Oswaldo Truzzi (UFSCar).

Orientação: Roberto Grün.

 Estudos recentes demonstram aimportância do desenvolvimento e do crescimentodo mercado financeiro no Brasil, ao mesmo tempo em que se assiste à explosão domercado da autoajuda financeira, que envolve palestras e a vendagem de livroselaborados por consultores financeiros. Estes, por sua vez, ensinam queos verdadeiros investimentos e o caminho para a independência financeira sãoaqueles realizados, mais especificamente, no mercado acionário. Esta pesquisa visa a analisar o avanço dasfinanças no país por meio do mapeamento dos agentes responsáveis pela suaexpansão, bem como as estratégias empregadas na tentativa de atrair novosindivíduos para os circuitos dos mercados, estimulando-os a se tornareminvestidores. Entretanto, no decorrer do trabalho, foi possível observar aexistência de um “nicho cultural” conduzido poruma segunda natureza e configurado pela ética do familialismo. Assim, constata-se que omundo das finanças ganha legitimidade ao atuar como uma espécie de moralizadorde indivíduos e famílias, tornando-serecorrente nas palavras de pastores de igrejas neopentencostais; e, por meio daeducação financeira, esse mundo das finanças leva à criação de políticassociais realizadas tanto pela esfera pública como pela privada, adentrandosetores de baixa renda e trazendo implicações simbólicas e cognitivas para asociedade brasileira.

A tese estará disponível em breve no banco virtual de teses da biblioteca da UFSCar.

Gostaríamos de parabenizarmos a mais nova doutora e agradecer o envio da notícia.

Lembramos a todos que defenderem trabalhos de conclusão de curso, dissertações ou teses na área da sociologia econômica, que nos escrevam para podermos compartilhar os novos trabalhos com os membros da rede de sociologia econômica no Brasil.

Os editores.