Renato Boschi e Bresser- Pereira na UnB

Posted on 16 de Novembro de 2011 por

0


Bresser-Pereira e Renato Boschi discutem na UnB

o novo desenvolvimentismo na América Latina

 

O novo desenvolvimentismo na América Latina será discutido pelo ex-ministro da Fazenda e da Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Bresser-Pereira, e pelo professor do IESP/UERJ Renato Raul Boschi no dia 25 de novembro na Universidade de Brasília (UnB). A moderação do debate será feita pelo professor titular aposentado da UnB, Benício Viero Schmidt.

Organizado por pesquisadores da UnB, o seminário Variedades do Capitalismo e Novo Desenvolvimentismo será realizado das 14h30min às 16h30min no Auditório 3 do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), em Brasília (DF). É gratuito à participação de professores, pesquisadores, gestores públicos, estudantes de pós-graduação e de graduação e jornalistas.

“A globalização e o fundamentalismo de mercado na América Latina não conduziram a uma economia liberal de mercado como o esperado”, afirma o coordenador do Grupo de Estudos Comparados em Sociologia Econômica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e professor da UnB, Moisés Balestro. “Na medida em que as políticas de desregulação na ótica do fundamentalismo de mercado perderam muito da sua força, a idéia de estratégias de desenvolvimento com um papel mais proeminente para a liderança do Estado obteve maior apoio”, diz.

Bresser-Pereira, Boschi e Benício Schmidt debaterão o papel mais ativo do Estado em países como Brasil e Argentina, a abertura de novas possibilidades para a regulação econômica e para as políticas sociais e industriais, as altas taxas de juros e a desindustrialização, atrasos no desenvolvimento tecnológico e a perda de competitividade nesses países e o boom dos preços das commodities. Avaliarão ainda como esses fatos reforçam instituições de economias dependentes, com mãos-de-obra pouco qualificadas e elevados níveis de concentração de riqueza e desigualdade.

A discussão tem a organização do Grupo de Estudos Comparados em Sociologia Econômica do CNPQ e do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (Propaga) da UnB. Tem ainda patrocínio do Conselho Federal de Economia (Cofecon) e apoio da UnB e do Centro de Pesquisa e Pós Graduação sobre as Américas (Ceppac).

 

O que: Seminário Variedades do Capitalismo e Novo Desenvolvimentismo

Com quem: Luiz Carlos Bresser-Pereira, Renato Raul Boschi e Benício Viero Schmidt

Quando: dia 25 de novembro de 2011, das 14h30min às 16h30min

Onde: Auditório 3 do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UnB em Brasília (DF)

 

Palestrantes:

Luiz Carlos Bresser-Pereira é professor emérito da Fundação Getúlio Vargas onde ensina economia, teoria política e teoria social. É presidente do Centro de Economia Política e editor da Revista de Economia Política desde 1981. Escreve coluna quinzenal da Folha de S. Paulo. Em 2010, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Buenos Aires. Foi Ministro da Fazenda, da Administração Federal e Reforma do Estado, e da Ciência e Tecnologia. É bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, mestre em administração de empresas pela Michigan State University, doutor e livre docente em economia pela Universidade de São Paulo.

Renato Raul Boschi tem graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1968), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução – SBI/IUPERJ (1970) e doutorado em Ciência Política – University of Michigan – Ann Arbor (1978). Atualmente é professor do IESP/UERJ após ter atuado como pesquisador e professor do IUPERJ por 40 anos. Foi também professor titular do DCP/UFMG. Na área de Ciência Política, tem pesquisado e publicado principalmente sobre os seguintes temas: formação do Estado, democracia, políticas públicas, empresários, representação de interesses, desenvolvimento e política comparada, com ênfase em América Latina.

Moderador:

Benício Viero Schmidt é professor titular aposentado da Universidade de Brasília, pós-doutorado pela Université de Paris 1 (Pantheon-Sorbonne). Doutor em Ciência Política pela Stanford University (EUA), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais e bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É diretor e editor da Verbena Editora. Dirigiu o Centro de Pesquisas de Opinião Pública da Universidade de Brasília (DATAUnB). Foi secretário-executivo do Conselho Nacional de Educação e diretor de Cooperação Internacional da Capes/MEC, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal e membro do Conselho Científico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Contribuição de Marlon Brisola

Posted in: Eventos